domingo, 11 de janeiro de 2009

Aniversário de "Rubem Braga"


A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio das Secretarias Municipais de Arte e Cultura e Desenvolvimento Econômico, Ciência & Tecnologia e Turismo, realizará na segunda-feira (12/01), às 18h30, na Casa dos Braga, solenidade de celebração do aniversário do cronista Rubem Braga.
Na oportunidade, o público conhecerá um boneco, em papel machê, produzido para a 1ª Bienal. É muito parecido com o cronista, que vai possibilitar um contato real, principalmente por parte das crianças com o jornalista.
Também será cortado um bolo de aniversário e suas crônicas declamadas por Lucimar Costa, Maria Elvira e Mário Ferreira.
Saiba mais...
Rubem Braga, considerado o maior cronista do Brasil, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 12 de janeiro de 1913. Tornou-se conhecido no mundo pela excelência de sua obra, pela sua forma e impressionante expressão poética. Embora Formado em Direito, não exerceu a profissão.
Como jornalista foi correspondente de Guerra e Cônsul do Brasil quando morou no Chile e em Marrocos. Também residiu em Paris, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e no Rio de Janeiro, para onde mudou aos 13 anos para completar seus estudos e, ainda assim, permaneceu eternamente apaixonado por sua terra natal.
Ao falecer, em 19 de dezembro de 1990, deixou o seu último desejo, registrado em um bilhete, à sua irmã Gracinha, que suas cinzas fossem lançadas no rio de sua infância e de seus amores – o Itapemirim -.
A cerimônia do lançamento das cinzas aconteceu discretamente, conforme sua vontade, exatamente no lugar de sua preferência, conhecido como a volta do caixão. Dessa forma, o cronista voltou para sua terra natal, para suas águas, para o seu mar e para o seu rio.
Cachoeiro presta nesta segunda-feira (12/01) uma justa homenagem ao cronista Rubem Braga, que divulgou o nome do município, das suas belezas naturais e do povo da Capital Secreta pelos quatro cantos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário